Minecraft: Story Mode homenageia o passado visando a próxima geração
A mais recente série de aventuras episódicas da Telltale Games gira em uma grande aventura no universo de Minecraft, o sempre popular jogo em estilo sandbox. É um conceito complicado: o Minecraft nunca teve uma história, de qualquer tipo; sempre foi sobre desenvolver seus processos e criar suas próprias histórias de diversão através do jogo.
No entanto, a Telltale faz o conceito funcionar colocando a narrativa em primeiro lugar. Mesmo para quem não tem familiaridade com o Minecraft, ao entrar no Story Mode, o jogador se envolverá com as histórias e saberá mais sobre a jornada do herói global.
A história do Minecraft
Essa é uma jogada inteligente que abriu o Minecraft: Story Mode e que integra quem não é exatamente um fã do Minecraft: Story Mode é adequado para crianças, mas não simplificado, abordando tópicos como bullying, encobrimentos históricos e envelhecimento.
Seu grupo é liderado pelo personagem principal, Jesse, que pode ser homem ou mulher, dependendo de sua escolha. Jesse e seus amigos - o leal Axel e a inteligente e autoconfiante Olivia, além do porco de estimação de Jesse, Reuben - são uma talentosa equipe de construtores que espera derrubar os eternos campeões na convenção Minecraft EnderCon.
Guiando os seus jogadores
A combinação das influências do Minecraft: Story Mode e sua natureza familiar torna o enredo bastante previsível. Em vez das reviravoltas - por exemplo, mortes - comuns na tarifa mais madura da Telltale, as reviravoltas da história aqui são frequentemente prenunciadas ou telegrafadas diretamente por diálogos e pistas visuais.
Jogabilidade do Minecraft: Story Mode
Uma nova reviravolta bem-sucedida na jogabilidade usual da Telltale vem diretamente da fonte do Story Mode, já que a Telltale implementou uma versão simplificada do sistema de criação baseada em receitas do Minecraft.
O jogo não funciona apenas como o Minecraft em certas partes; parece assustadoramente com o jogo base, embora com algumas concessões voltadas para a narrativa. As pessoas no Story Mode se emocionam por meio de animações faciais e se movem com um pouco mais de fluidez do que os personagens "quadrados" do Minecraft, o que faz com que o mundo do Story Mode pareça realmente um mundo dentro de Minecraft.
Mantém os pontos positivos do Minecraft e traz algo a mais
Minecraft: Story Mode não se desvia muito da fórmula bem estabelecida da Telltale, mantendo tanto o que funciona (a narrativa) quanto o que geralmente não funciona (o combate). Mesmo assim, consegue algo impressionante: o jogo consegue aliar os pontos fortes do original com uma história realmente envolvente e que faz com que toda a família participe e se divirta com Jesse e seus amigos.